Imagens

  • frontier
  • polimero
  • Cadeira Kavo

Translate

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

O reajuste previsto para 2013 nas resinas termoplásticas se confirma




Reajuste - Indústria do plástico se preocupa com mudança no valor das resinas termoplásticas. Resinas vão subir 4,5% no mercado interno.
O realinhamento dos preços das resinas termoplásticas produzidas no Brasil aos valores praticados no mercado internacional trazem inquietação à indústria de transformação plástica. Só em outubro, a alta prevista está em torno de 4,5% . Há temor de que os reajustes na matéria-prima se reflitam como desaquecimento na atividade industrial.
Os preços domésticos das resinas termoplásticas serão reajustados em até 4,5% entre este mês e novembro, diante do encarecimento da nafta, derivado do petróleo usado como matéria-prima na fabricação de plásticos, e dos aumentos anunciados nos últimos meses no mercado internacional.
Conforme a Braskem, maior petroquímica do continente americano, a aplicação do reajuste será gradual, decorre da necessidade de alinhamento das cotações àquelas praticadas no mercado externo e não está relacionado ao recente aumento do imposto de importação de determinados plásticos.
Até o fim do ano, contudo, a tendência é a de que os preços se acomodem, com possibilidade de descontos já no mês de dezembro. "Até um mês atrás, a tendência internacional era de alta. Hoje, contudo, já se vê arrefecimento nos Estados Unidos e na Ásia e esse movimento deve chegar ao Brasil em dezembro", avalia Otávio Carvalho, diretor da consultoria Maxiquim, especializada no acompanhamento da indústria petroquímica.
Em agosto, a Braskem já havia implementado um reajuste de 8%, diante da alta das cotações internacionais. O novo índice de aumento, que deve ficar entre 4% e 4,5%, corresponde à defasagem de preços existente desde aquele mês, segundo a companhia.
"Existe um histórico de paridade com os preços das resinas importadas, mas esse ajuste leva em geral entre um e dois meses", explica Carvalho. Em relação à nafta, diz o especialista, a tendência de alta permanece, porém com força inferior à verificada nos últimos meses. "As cotações devem se manter em trajetória de alta, mas não tão forte como se viu há alguns meses", avalia Carvalho.
De acordo com Alfredo Schmitt, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis (Abief), o reajuste de aproximadamente 4,5% já teria sido integralmente implementado neste mês. "A alta tem sido motivada pelo preço da nafta e pelas cotações internacionais, visto que esses produtos são commodities", afirma Schmitt.
Segundo o presidente da entidade, o segmento de transformação de plásticos tem sofrido compressão de margens, "o que muitas vezes inviabiliza os negócios". De janeiro a agosto, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), as exportações brasileiras de resinas subiram 5,45% em volume e recuaram 4,1% em receita. Já as importações recuaram 14,76% em volume e caíram 19,43% em receita.(Outubro 2012)


Fonte:http://www.observasc.net.br/polimeros/index.php/economia/45-reajuste-industria-do-plastico-se-preocupa-com-mudanca-no-valor-das-resinas-termoplasticas

1 comentários:

  1. Halo, eu sou Helena Julio, do Equador, quero falar bem sobre o Serviço de Financiamento Le_Meridian sobre este tópico. tentei tudo o que pude para obter um empréstimo dos meus bancos aqui no Equador, mas todos me recusaram porque meu crédito era baixo, mas com a graça de Deus eu vim a conhecer o Le_Meridian, então decidi tentar solicitar o empréstimo. com a vontade de Deus, eles me concedem um empréstimo de 500,000.00 USD o pedido de empréstimo que meus bancos aqui no Equador me recusaram, foi realmente incrível fazer negócios com eles e meus negócios estão indo bem agora. Aqui está o Le_Meridian Funding Investment Email / WhatsApp Contact, se você desejar aplicar um empréstimo a eles.E-mail: lfdsloans@lemeridianfds.com / lfdsloans@outlook.comWhatsApp Contact: + 1-989-394-3740.

    ResponderExcluir